Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

“O Seguro Morreu de Velho,O Desconfiado Ainda Vive”


Falso Provérbio nº3



CRER ou DESCONFIAR

“Regozijo-me em tudo poder confiar em vós” (2Co 7:16)

Introdução

Devemos saber discernir entre a fé em Deus e a crença no próximo,no irmão ,no líder. Muitos vivem desconfiados a vida inteira e não conseguem liderar bem,ser bem liderados,não conseguem nem mesmo ter um bom casamento,pois são incapazes de confiar no outro. Mas o que quis dizer Jeremias 17:9 quando disse:”Maldito o homem que confia no homem”? Acredito que a palavra de Deus nos ajudará a ter uma postura equilibrada.

1º O Que é  Crer,ou a Fé Humana

O  homem é mais do que ele mesmo,afirma Pascoal.O Salmo 8 fala sobre o  ser humano como criação de Deus.O crer,a fé,é algo que nasce com o ser humano. A fé é uma experiência humana fundamental; todos possuem fé,até mesmo um ateu.Deus plantou a fé humana e natural no ser humano,que não conseguiria viver sem acreditar em alguém ou alguma coisa.Nesse sentido ,crer é condição de existir num convívio humano.
Crer vem do latim “credere”,constituído de cor-dare (dar o coração a alguém),traz uma conotação afetiva.Outro sentido é o crédito,que no fundo significa que confio que o outro me dará aquele valor a que tenho direito por venda,empréstimo,etc. O crer nesse sentido é de todos . Cremos no padeiro que fez o pão,no piloto do ônibus ou do avião,no médico,no remédio,etc.Mas a Bíblia aprova essa dimensão de fé? A Bíblia tem exemplos de pessoas confiando em pessoas?

2º Confiança Humana à Luz da Bíblia

Comecemos co Jesus, que confiou o Reino aos apóstolo ,”E eu vos confio o reino, como meu Pai mo confiou”, (Lucas 22:29) ”Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens”(Mateus 25:14); Paulo confiou nas igrejas(2Ts 3:4 ; Gl 5:10 ; 2Co 7:16);Israel confiou em Moisés,seu líder (Êx 14:31); A mulher virtuosa é confiável(Pv 31:11).

Mas, e o que Diz Jeremias 17:5? O que significa “maldito o homem que confia no homem”?
Bom, a Bíblia condena uma confiança em seres humanos  quando essa confiança substitui a confiança em Deus. Este é o sentido dos seguintes textos. Veja :Sl 118:9 ; Is 31:1 ; Is 2:22 ; etc.

A Bíblia ainda nos ensina a não dar crédito à todos espíritos,não sermos crédulos,mas provar, testar,Veja 1Jo4:1,2. Os bereanos são um bom exemplo disso,pois antes de crer em Paulo confiaram nas Escritura seus ensinos,mas certamente depois confiaram no apóstolo, At 17.10-12. A Bíblia não nos ensina a viver desconfiado dos irmãos,nos ensina a confiar,como se viu acima, porém não como se confia em Deus,ou seja, discernindo e sabendo que os homens falham.

3º Como Ser Confiável

Segundo o teólogo J.B.Libânio, existem fatores psicossociais que favorecem ou dificultam o crer no outro, tais como: experiências de abandono ou de superproteção na primeira infância que geraram insegurança pessoal; uma paixão que o levou ao invés de crer no outro,a perder-se no outro,um crer sem lucidez, que após uma decepção gerou uma desconfiança nos homens ou nas mulheres ; extrema autoconfiança; extremo medo,etc, dificultam crer no outro.

Mas o cristão devem ser confiáveis. Vejamos alguns exemplos de crentes que gozaram de credibilidade nas escritura: José no Egito (Gn 39:4-6); Os que reparavam o templo(2Rs 12:15); A igreja de Corinto (2Co 7:16); Samuel(1Sm 12:3,4), etc.Homens que foram confiáveis porque foram íntegros, fiéis não só a Deus mas fiéis ao próximo. E você amigo/irmão é confiável?

Conclusão

 Ser um eterno desconfiado não é propósito de Deus para nós. Existem pessoas em que podemos confiar, porém jamais exercer a confiança de que só Deus é digno. Mesmo se alguém lhe desapontar,caso se arrependa, merece perdão.Jesus perdoou Pedro que o despontou negando-o três vezes. Caso contrário, como viver em comunidade? Como ser igreja num ambiente de desconfiança? Que Deus nos ajude a ser fiéis.